Seja bem-vindo ao espaço virtual da disciplina "As Humanidades Como Campo de Conhecimento". Aqui você terá postagens, datas importantes no mês, leituras, programa, bibliografias e poderá postar comentários e trabalhos.

Compartilhamento de textos - acesse:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A disciplina "As Humanidades como Campo de Conhecimento"


Universidade Federal de Juiz de Fora 
Instituto de Ciências Humanas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Disciplina: As Humanidades Como Campo de Conhecimento

1 - O Curso:

Este é um curso introdutório sobre o campo das Ciências Humanas, doravante Humanidades. Não é um curso exaustivo, antes é uma porta de entrada para um universo de controvérsias, debates, interpretações e fatos relacionados à presença humana no mundo da cultura humanística e suas leituras. Está concentrado em introduzir temas e debates correntes nesta área, tratados sessão a sessão temática, temas associados a história, filosofia religião, política, sociologia, artes, ciência, comportamento e arte. Este curso pode ser oferecido desta forma porque ele prepara o terreno para o aprofundamento,  introduz temas e tem, por objetivo paralelo, a intenção para despertar o gosto e a vontade de aprofundamento sobre este campo de conhecimento.
Foram escolhidos textos em português para as leituras, particularmente para facilitar. Entretanto, desde já, os estudantes devem saber da importância do acesso a outras línguas, destacadamente para leitura instrumental ainda que não só, como o inglês o espanhol e o francês.


2- O que se exige:
  • Presença como indispensável (ainda que pareça óbvio que se escreva, aprendemos rapidamente que o óbvio DEVE ser dito). Ausência de frequência reprova, passando de 25% do total de aulas;
  • Leitura - serão indicados textos para leitura. A grande “arma” deste campo de conhecimento é a leitura por qualquer meio, do mais óbvio livro aos hiperlinks da web;
  • cumprir tarefas relacionadas às sessões
  • participar das aulas e das avaliações
  • procurar escrever e expor ideias oralmente e no texto escrito
  • ser avaliado
  • respeitar ideias dos colegas, debater temas sem tabu, respeitar a liberdade de cátedra do professor em opinar sobre os temas em debate. 

3 - O que não se espera:
  • descomprometimento com as aulas, leituras e atividades;
  • faltas;
  • desculpas de natureza variada;
  • reclamações sobre leituras. Se existem, deve-se procurar outro curso e outras áreas (o que também se revelará difícil, pois todas tem suas exigências)

4 - Avaliações - tipo e regras para produção

  • Atividades frequentes e individuais a partir das sessões (20% nota) - 4 grandes questões, 5 pontos cada.
  • trabalhos a serem realizados em grupos  (50% da nota)  - 2 trabalhos, 25 pontos cada
  • avaliação individual final (30% nota)  - ao fim do período letivo - 30 pontos


Nas avaliações as chamadas "atividades frequentes referem-se a 4 grandes questões de pesquisa livre na WEB ou em texto impresso. ATENÇÃO - para a WEB não será aceita cópia de texto diretamente ou a consulta simples ao site da WIKEPEDIA. O texto terá que ser produzido pelo aluno.
Estas atividades podem se respondidas de uma forma mais simples, semelhante a um verbete de dicionário. Mas sempre citando as fontes e em um texto dissertativo. 
1  o que é cultura?  dia 23/05
2  o que é arte?  dia 6/6
3 - o que é religião?
4 - o que é a sociedade?
Dimensão: Em torno de 2 páginas-tamanho máximo aceito no blog.
Espaço 2, fonte times new roman
Entrega: eletrônica. Em mensagem no blog a partir de post aberto pelo professor especificamente para este fim.

Nos trabalhos em grupo, obedecer-se-á a seguinte dinâmica:
Trabalho 1 - leitura e texto sobre o Manifesto "J 'Accuse"de Emile Zola - 
Trabalho 2 - leitura e texto ( a escolher) de Machado de Assis: A "Sereníssima República" ou "Teoria do Medalhão" - 

Os grupos deverão ser de, NO MÁXIMO, 5 pessoas.

Na composição do relatório dos grupos deverá conter Introduçao, o contexto de produção da obra, as ideias centrais, de que maneira eles se relacionam/descrevem/criticam/ defendem posições em relação a vida social e uma conclusão.
Dimensão: não menos que 8, não mais que 20 páginas.
Espaço 2, fonte times new roman, papel A4. 
Entrega: impresso e postado no blog nos comentários, em post aberto pelo professor especificamente para este fim.

A avaliação individual permitirá consulta a textos impressos e seu conteúdo será de uma ou duas questões para dissertação.

O objetivo das avaliações é a produção de texto e demonstração de leitura e compreensão. Assim, os textos devem conter uma introdução (onde se escreve o que conterá o trabalho), desenvolvimento (onde são expressas as ideias dos autores consultados e as do aluno) e uma conclusão (onde se resume o que foi encontrado). 
Entrega - em aula, trabalho em sala.

Produzir um texto significa também, no fim, identificar as fontes - livros, artigos, páginas web. Se, no texto do aluno, existe uma ideia de um autor, sempre mencioná-lo (segundo ...); se quiser citá-lo literalmente não se esqueça das aspas no texto. Na bilbiografia final seguir regras da ABNT. 

ATENÇÃO - a detecção de textos reproduzidos a partir da internet ou outra mídia constitui plágio e fraude. A atividade receberá nota zero e não será dado outro trabalho de substituição. 

5 - Tutoria

A disciplina contará com dois tutores que poderão auxiliar os alunos com os textos e o esclarecimento de várias questões. Eles também auxiliarão na leitura de trabalhos e, em duas oportunidades, realziarão dinâmica específica com os alunos.

Um comentário:

  1. Acerca dos trabalhos do dia 05/06 gostaria de saber sobre o tamanho exato dos textos já que foi me informado que o blog não aceitaria um trabalho maior do que de duas páginas. O contrário diz no espaço novo que abriu para as postagens comunicando que os trabalhos deveriam ter de duas a quatro páginas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Não se esqueça de fazer login e, ao escrever, colocar seu nome no topo do comentário. Somente membros podem postar comentários.