Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Ciências Humanas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Disciplina: As Humanidades Como Campo de Conhecimento
1 - O Curso:
Este é um curso introdutório sobre o campo das Ciências Humanas, doravante Humanidades. Não é um curso exaustivo, antes é uma porta de entrada para um universo de controvérsias, debates, interpretações e fatos relacionados à presença humana no mundo da cultura humanística e suas leituras. Está concentrado em introduzir temas e debates correntes nesta área, tratados sessão a sessão temática, temas associados a história, filosofia religião, política, sociologia, artes, ciência, comportamento e arte. Este curso pode ser oferecido desta forma porque ele prepara o terreno para o aprofundamento, introduz temas e tem, por objetivo paralelo, a intenção para despertar o gosto e a vontade de aprofundamento sobre este campo de conhecimento.
Foram escolhidos textos em português para as leituras, particularmente para facilitar. Entretanto, desde já, os estudantes devem saber da importância do acesso a outras línguas, destacadamente para leitura instrumental ainda que não só, como o inglês o espanhol e o francês.
2- O que se exige:
- Presença como indispensável (ainda que pareça óbvio que se escreva, aprendemos rapidamente que o óbvio DEVE ser dito). Ausência de frequência reprova, passando de 25% do total de aulas;
- Leitura - serão indicados textos para leitura. A grande “arma” deste campo de conhecimento é a leitura por qualquer meio, do mais óbvio livro aos hiperlinks da web;
- cumprir tarefas relacionadas às sessões
- participar das aulas e das avaliações
- procurar escrever e expor ideias oralmente e no texto escrito
- ser avaliado
- respeitar ideias dos colegas, debater temas sem tabu, respeitar a liberdade de cátedra do professor em opinar sobre os temas em debate.
3 - O que não se espera:
- descomprometimento com as aulas, leituras e atividades;
- faltas;
- desculpas de natureza variada;
- reclamações sobre leituras. Se existem, deve-se procurar outro curso e outras áreas (o que também se revelará difícil, pois todas tem suas exigências)
4 - Avaliações - tipo e regras para produção
- Atividades frequentes e individuais a partir das sessões (20% nota) - 4 grandes questões, 5 pontos cada.
- trabalhos a serem realizados em grupos (50% da nota) - 2 trabalhos, 25 pontos cada
- avaliação individual final (30% nota) - ao fim do período letivo - 30 pontos
Nas avaliações as chamadas "atividades frequentes referem-se a 4 grandes questões de pesquisa livre na WEB ou em texto impresso. ATENÇÃO - para a WEB não será aceita cópia de texto diretamente ou a consulta simples ao site da WIKEPEDIA. O texto terá que ser produzido pelo aluno.
Estas atividades podem se respondidas de uma forma mais simples, semelhante a um verbete de dicionário. Mas sempre citando as fontes e em um texto dissertativo.
1 o que é cultura? dia 23/05
2 o que é arte? dia 6/6
3 - o que é religião?
4 - o que é a sociedade?
Dimensão: Em torno de 2 páginas-tamanho máximo aceito no blog.
Espaço 2, fonte times new roman
Entrega: eletrônica. Em mensagem no blog a partir de post aberto pelo professor especificamente para este fim.
Nos trabalhos em grupo, obedecer-se-á a seguinte dinâmica:
Trabalho 1 - leitura e texto sobre o Manifesto "J 'Accuse"de Emile Zola -
Trabalho 2 - leitura e texto ( a escolher) de Machado de Assis: A "Sereníssima República" ou "Teoria do Medalhão" -
Os grupos deverão ser de, NO MÁXIMO, 5 pessoas.
Na composição do relatório dos grupos deverá conter Introduçao, o contexto de produção da obra, as ideias centrais, de que maneira eles se relacionam/descrevem/criticam/ defendem posições em relação a vida social e uma conclusão.
Dimensão: não menos que 8, não mais que 20 páginas.
Espaço 2, fonte times new roman, papel A4.
Entrega: impresso e postado no blog nos comentários, em post aberto pelo professor especificamente para este fim.
A avaliação individual permitirá consulta a textos impressos e seu conteúdo será de uma ou duas questões para dissertação.
O objetivo das avaliações é a produção de texto e demonstração de leitura e compreensão. Assim, os textos devem conter uma introdução (onde se escreve o que conterá o trabalho), desenvolvimento (onde são expressas as ideias dos autores consultados e as do aluno) e uma conclusão (onde se resume o que foi encontrado).
Entrega - em aula, trabalho em sala.
Produzir um texto significa também, no fim, identificar as fontes - livros, artigos, páginas web. Se, no texto do aluno, existe uma ideia de um autor, sempre mencioná-lo (segundo ...); se quiser citá-lo literalmente não se esqueça das aspas no texto. Na bilbiografia final seguir regras da ABNT.
ATENÇÃO - a detecção de textos reproduzidos a partir da internet ou outra mídia constitui plágio e fraude. A atividade receberá nota zero e não será dado outro trabalho de substituição.
5 - Tutoria
A disciplina contará com dois tutores que poderão auxiliar os alunos com os textos e o esclarecimento de várias questões. Eles também auxiliarão na leitura de trabalhos e, em duas oportunidades, realziarão dinâmica específica com os alunos.
Acerca dos trabalhos do dia 05/06 gostaria de saber sobre o tamanho exato dos textos já que foi me informado que o blog não aceitaria um trabalho maior do que de duas páginas. O contrário diz no espaço novo que abriu para as postagens comunicando que os trabalhos deveriam ter de duas a quatro páginas.
ResponderExcluirObrigado.